terça-feira, 1 de abril de 2008

Três camadas de rímel

Cabelos longos, devidamente escovados, olhos brilhantes, três camadas de rímel. Grandes bochechas, que escondem os olhos ao lançar de um sorriso. Gestos meigos, contrastando com o cigarro nas mãos. Desfila pernas grossas, valorizadas pela saia jeans com a barra desfiada, curta e desaforada. Colo valorizado pelas blusas decotadas e pés calçados pelas sandálias rasteiras. Não chega a 1m e 65cm de altura, tem as mãos pesadas e um tapa forte e marcante.
Fala forte e por vezes mansa, decisão e liderança na voz. Nervosismo acusado com gaguejos e mãos nos cabelos castanhos e longos. É filha de Iansã, dança bem o candomblé. Bebe, fala palavrão, ri e fuma. Estuda com a dedicação típica de uma boêmia. Onde encontrá-la? Praça de 25 de Julho, Cachoeira- BA, resistindo sempre aos preconceitos, julgamentos e confusões.
Não possui pouso certo, amor de verdade ainda não encontrou. Parece passarinho que não quer aprisionar-se. É amiga, filha e mulher. Irmã, mãe e mulher. É gente, é mulher. É feliz, é fiel e esconde nos olhos brilhantes, com três camadas de rímel, a fragilidade de quem ainda não sabe o que quer.
Dedica-se aos amigos e aos avós com perfeição, é surreal, é a risada e a mal criação. Bebe, bebe e faz besteira. Dança, brinca e também chora. É a menina dos olhos brilhantes, a mulher das três camadas de rímel, que sempre diz: quero apenas ser feliz. Com o seu jeito desastrado, o olhar frágil e a vaidade latente, vai levando, rindo e cantando. E como canta. Bares, ônibus, transporte escolar, ruas, salas de aula e festas.
Se nascesse na época da Inquisição da Igreja Católica, seria queimada em praça pública e hoje lembrada como uma mulher a frente do seu tempo. Essa menina, essa mulher, como encanta e como canta. A morena de belos cabelos, olhar marcante e autonomia no andar se veste e se despe aos olhares alheios.

Por Roberta Costa

2 comentários:

Elton Vitor Coutinho disse...

Nem precisa dizer o quanto gostei da sua descrição.

Leandro Colling disse...

bom texto, só faltam os aspectos físicos para formar a imagem