sexta-feira, 18 de abril de 2008

PAUTA: Rio Subaé

O Rio Subaé, com sua nascente em Feira de Santana, corta a cidade de Santo Amaro da Purificação. Às suas margens, ao longo da história, casas foram construídas, o comércio foi estabelecido e a cidade foi formada. Muitas crianças por ali brincavam, tomavam banho, donas de casa lavavam roupas.

Sua importância para a cidade remonta os tempos da colonização. Em 1960 foi instalada na cidade de Santo Amaro a Companhia Brasileira de Chumbo (COBRAC) que contaminou a cidade e também o Rio Subaé. Atualmente o rio é composto pelos esgotos da cidade e por lixos.

Levando em consideração a história do Rio Subaé, o repórter deverá entrevistar a historiadora e moradora da cidade de Santo Amaro, autora do livro Isto é Santo Amaro, Zilda Paim. Entrevistar o máximo de pessoas que moram próximo ao rio, preferencialmente com idade a partir de 50 anos. Procurar explorar destas pessoas suas histórias de vida e suas lembranças da época em que o rio não era poluído.

Existe um programa sócio ambiental chamado Protocolo do Rio Subaé que tem como um dos objetivos promover a conscientização das diversas populações por onde passa o rio. O programa procura estimular práticas socioambientais. O repórter deverá entrevistar Pedro Paulo Silva (burifeb@hotmail.com), coordenador do programa.

A abordagem do tema Rio Subaé deverá ser baseada nas histórias pessoais, relatando as experiências de quem “sentiu na pele” toda a transformação pela qual o rio passou, usando alguns depoimentos dos entrevistados como contextualização.

Nenhum comentário: