sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pauta - CAPS

Por Jamile Castro
Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) são núcleos que tentam substituir os manicômios por tratamentos psicológicos que não retirem os pacientes do convívio social. Esses centros atuam em diversas cidades do país com atendimentos que oferecem cuidados intensivos, semi-intensivos ou não intensivos a pessoas que sofrem de transtornos mentais como neuroses, psicopatias graves ou que já tenham histórico de internação ou tratamento.
O CAPS da cidade de Muritiba tem como profissionais psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e até mesmo dentista para cuidar de seus pacientes. O Dr. Raimundo, psicólogo e coordenador do CAPS de Muritiba, deve ser entrevistado.
O Vanilton, segundo a coordenadora administrativa Luciana, era paciente do CAPS e aparentava ser um homem calmo, ele tomava suas medicações em casa. Vanilton teve um surto psicótico e matou um homem com uma enxada e atingiu também com uma enxada uma senhora que até hoje se encontra internada em um hospital. Ele foi preso e ainda se encontra na delegacia da cidade. A família ainda não procurou o CAPS após o ocorrido. Segundo Luciana ele deve ser enviado para um manicômio judiciário em Salvador. Vanilton e família devem ser entrevistados para um maior aprofundamento do caso, assim como o psicólogo que acompanhava o paciente. Vizinhos e parentes das vítimas também devem esclarecer o que aconteceu. A polícia também pode servir de fonte. A matéria deve tambem conter aspectos perceptivos do repórter.

Nenhum comentário: