sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pauta jornalística – Vanhise Ribeiro (Casa dos Velhos em Cachoeira)

Cabelos brancos, idade avançada, marcas do tempo, traços característicos da fase idosa, compreendida por pessoas com 60 anos ou mais de idade. Temida por tantos e também tão pouco compreendida, a velhice demanda cuidados específicos, além de muito carinho, atenção e afeto, fato empreendido por aqueles que desempenham o papel de zelar pela terceira idade e que reconhecem que a proteção ao idoso, é antes e tudo um direito assegurado por lei.
A Casa dos Velhos da Cidade de Cachoeira, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, atua a cerca de 45 anos na cidade, sendo um exemplo de um espaço destinado à acolher, cuidar e proteger o idoso.
Abrigando atualmente um total de 38 velhinhos, cujas histórias de vida se confundem e dialogam, a matéria visa resgatar a trajetória de idosos como Dona Ubaldina Rodrigues, Gildásio Matos, Antônia Santos, Marieta Silva, entre outros, que narram com certa nostalgia, suas experiência de vida, suas vivências, suas expectativas, sonhos, alegrias e frustrações.
É importante salientar na matéria a realidade social vivida por muitos idosos em Cachoeira, o abandono, a carência e falta de vínculos familiares, as políticas de proteção ao idoso e a forma como tais entidades assistenciais funcionam e sobrevivem. Para isso, serão entrevistados Lúcia Souza Batista, gerente administrativa da Casa dos Velhos e o Presidente do Conselho Tutelar de Cachoeira.
É necessário também demonstrar as inovações jurídicas implementadas em São Felix, com a instauração do Conselho Municipal do Idoso, que conta com a participação de instituições oficiais e da Sociedade Civil Organizada em prol de uma maior atenção e promoção de políticas de proteção ao idoso, que funcionam em consonância com o Estatuto do Idoso – Lei 10.741/03.

Nenhum comentário: