segunda-feira, 28 de abril de 2008

Johrei: Terapia Energética

RELIGIÃO/SAÚDE A ciência tem comprovado a eficácia do Johrei nos tratamentos de diversas doenças.

Por Joseane Vitena
Ao levantar da mão do ministrante do Johrei em minha direção, a energia transmitida é surpreendentemente logo sentida. Num ambiente calmo, bastante iluminado, os nossos ouvidos são invadidos por uma música baixinha tão relaxante que faz qualquer pessoa esquecer naquele momento a correria, os problemas e conflitos do dia-a-dia.
Ao chegar ao Johrei Center (Casa de Johrei), como é denominado o local aonde os messiânicos (membros da Igreja Messiânica Mundial do Brasil) e não-messiânicos se reúnem para ministrar e receber Johrei, a recepção é tão aconchegante que é possível se sentir em casa ou mesmo como se conhecêssemos aquelas pessoas há muito tempo, como se todos já fossem nossos amigos.
O ato do johrei é impressionante. Não é necessário fazer nada, tudo está sobre o controle divino. O ministrante é apenas um instrumento. A pessoa que direciona a energia é chamada de ministrante, e a distância entre este e a pessoa que recebe é de trinta centímetros a um metro. Sentados de frente um para outro, o ministrante une as mãos em oração, faz uma pequena reverência pedindo a Deus que o utilize como um instrumento para canalizar a Luz Divina, em seguida, com postura, coluna ereta na cadeira, o ministrante levanta uma das mãos e simplesmente se deixa ser utilizado como instrumento de Deus, quando uma mão cansa a outra é levantada imediatamente e assim segue alternando-as. Uma sessão de Johrei dura em média 15 minutos, são cinco minutos na parte frontal do corpo, dez minutos nas costas e retorna a posição inicial para encerrar a sessão agradecendo a Deus. Neste momento o ministrante numa forma de carinho e atenção segura em nossas mãos e deseja muitas coisas boas. “Deus e Meishu-Sama te dê muita luz e proteção”, diz Antônio Mário Fernandes da Silva ao encerrar a sessão de Johrei.
Antônio conta que tem várias experiências com o Johrei, e relata sua dedicação diária na obra divina. “Mesmo não tendo uma boa noite de sono, como sempre desejo ter, todos os dias levanto e vou para o Johrei Center, e quando entro lá eu me transformo ligo meu coração ao Messias e peço permissão de servir a ele e a humanidade e fico a disposição não só dos fies mais de qualquer pessoa que queira conhecer a Filosofia de Mokiti Okada ou receber Johrei comigo”. Antônio Mário que tem 51 anos, estatura média, cabelos pretos cortados bem curtos, olhos castanhos reveladores de muitas experiências, sempre vestido formalmente de terno e gravata às vezes azul marinho às vezes preto, há dez anos ministra johrei e hoje ele é Ministro da unidade do Johrei Center da cidade de Muritiba. O ministro é o sacerdote da Religião Messiânica.
Das várias experiências com Johrei o Ministro Antônio Mário primeiro conta a ocorrida com sua filha: “no nascimento da minha segunda filha, minha esposa e eu pudemos comprovar ainda mais a nossa fé no Johrei, minha filha nasceu com uma doença chamada equitiricia. No hospital os médicos deram a guia de internação de imediato, mas nós não internamos, fomos para casa e decidimos por ficar apenas com o johrei. Fomos chamados de malucos. Os médicos disseram que ela poderia ter um retardamento metal, porém nada foi comprovado, nada aconteceu, hoje ela está ai muito bem, tanto é que esta grávida. Uma outra experiência foi com minha cunhada, ela tinha um câncer no estômago e os médicos já haviam desenganado, pois uma cirurgia de nada adiantaria apenas complicaria o caso. Ela chegou a ir numa loja escolheu e comprou o vestido que gostaria de ser enterrada, porém com a ação do Johrei ela decidiu fazer a cirurgia em que ocorreu tudo bem, continuou recebendo Johrei e hoje está curada. A minha experiência de fé, então, é arrebatadora, a medicina até hoje desconhece casos de cura como o meu. Eu tive uma TB Óssea (Tuberculose Óssea) com degeneração discal, onde perdi duas vértebras e a parte superior do meu abdome desceu. Decidi receber Johrei intensamente, e hoje estou aqui normal como qualquer outra pessoa que nunca teve complicações deste tipo. Isso para a medicina é impossível, um ser humano passar por esta situação e ainda conseguir andar, mas aconteceu comigo, e o mais importante, sem tomar nenhum medicamento.
Mokiti Okada ou Meishu-Sama (Senhor da Luz) foi quem desenvolveu o Johrei e a Filosofia da Salvação. Japonês nascido em Tóquio, Mokiti Okada experimentou pessoalmente as contradições nos tratamentos oferecidos pela medicina moderna. Passando por várias doenças ele fez uma caminhada em direção a elaboração de um método de cura natural, até chegar ao Johrei.
O Johrei é palavra criada por Meishu-Sama com a junção de dois ideogramas da língua japonesa que significam JOH – “purificar” e REI – “espírito”, para denominar o método de canalizar com as mãos, a poderosa energia que, pela sua origem e benefícios, é considerada Luz Divina. O Johrei elimina as impurezas impregnadas no ser humano, revitalizando sua força natural de recuperação, também chamada força curativa natural. “A energia do johrei não é uma energia humana é uma energia espiritual, ela vem do supremo até nós através do Ohikari (medalha que fica no pescoço do ministrante até a altura do peito contendo um papel escrito Hikari, que significa Luz) e pela palma da mão, então essa energia espiritual é considerada uma energia com poder de atender a todos os pedidos do homem”, diz o Ministro.
Existem pontos do corpo humano para qual a energia deve ser dirigida, como por exemplo: ombros, cabeça, rins, parte superior das costas e pescoço.
A ciência tem comprovado a eficácia do Johrei nos tratamentos de diversas doenças e vendo-o como a base da medicina do século XXI. As pesquisas cientificas indicam que o Johrei não é apenas um modismo, mas um tratamento com resultados comprovados em laboratório.
O responsável pelos primeiros estudos científicos sobre o johrei e a forma como ele atua nas pessoas foi o Dr. Andrew Weil, pesquisador renomado, da Universidade do Arizona nos Estados Unidos. Weil considerou o Johrei como extremamente eficiente a ponto de considerá-lo o “tratamento médico energético do futuro”.
Um dos experimentos feito para medir as ondas cerebrais tanto do ministrante quanto de quem recebia a energia, comprovou que nas duas pessoas envolvidas as ondas dominante foram a alfa, responsável pelo estado de relaxamento do cérebro e a teta que surge nos momentos de meditação profunda. Essas duas ondas fazem com que o cérebro libere uma substância para acalmar a dor e o estresse, recupera a fadiga e ainda tem a função de revitalizar as células NK (importantíssimas no sistema imunológico). Estas células têm a função de destruir rapidamente quaisquer vírus e bactérias que invadam o organismo humano, como é o caso das células cancerígenas. Um outro experimento consistia em recolher células NK a partir das amostras de sangue dos praticantes do Johrei e colocá-las para lutar contra as células cancerígenas. Depois de quatro horas por sistema de radiação, fazia-se a medição de qual porcentagem das células cancerígenas tinham sido destruídas. Com a análise dos resultados chegou à conclusão de que aquelas que praticavam johrei há mais de cinco anos possuíam um sistema imunológico até duas vezes mais eficiente do que uma pessoa que nunca praticou o johrei.
Todos os dias é possível encontrar no Johrei Center o senhor Raimundo Santos, que com 78 anos de idade, há 33 anos conhece o johrei. Cabelos grisalhos, olhos e pele negros, estatura média, sempre vestindo cores neutras como moram e bege, com um andar devagarzinho e uma voz baixinha, fala que uma das experiências que mais marcou sua vida na fé foi ter conseguido ver a ação do Johrei em seu vizinho que estava tendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral): “eram três horas da madrugada, eu estava dormindo com minha esposa, quando minha vizinha chegou desesperada em minha porta, pedindo para que nós a acudíssemos. Muito ofegante ele dizia que seu marido estava morrendo. Fomos todos para casa dela, quando chegamos lá, ele estava entre a cama e guarda-roupa estirado no chão espumando muito, eu cheguei a ficar com medo, olhei e disse este homem está morrendo. O pegamos colocamos na cama e começamos ministrar johrei. Minha vizinha desesperada para lá e para cá, ia à porta e voltava, começou a dizer que chamaria um médico, e minha esposa perguntou se ela não tinha fé em Deus, demorada meia hora mais ou menos ele abriu os olhos, e perguntou o que havia acontecido com ele, contamos o que havia sucedido e pedi para que ele pegasse em meu braço e ele conseguiu firmemente, estirou as pernas, os braços, eu percebi que ele já estava bem, isso me marco profundamente”, disse o Sr. Raimundo.
Criado por Mokiti Okada e desenvolvido inicialmente no Japão, o Johrei hoje é praticado no mundo por mais de 5 milhões de pessoas. O ministro Antônio Mário, ressalta que qualquer pessoa pode receber o Johrei independente da sua religião, “o johrei é da humanidade e não dos messiânicos”. Entre os resultados comprovados com a prática do Johrei podemos citar:
A mente e o corpo ficam mais relaxados, a circulação sanguínea melhora aumentando a saúde do praticante;
Desenvolve-se uma predisposição maior em ser mais gentil e tolerante com as demais pessoas, seja no lar, no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar;
Desenvolve a capacidade de concentração e memorização, além de conseguir controlar melhores seus sentimentos;
O praticante tem seu caráter aprimorado, ganhando mais confiança e podendo assumir posições de liderança com maior segurança.
5. Fortalece-o para que ele possa ultrapassar osdesafios da vida;
6. Torna-o saudável física e espiritualmente;
7. Fortalece o sentimento de gratidão e altruísmo.
8. Expande a sua aura, protegendo-o dos infortúnios;
9. Eleva a sua inteligência e a sua personalidade;

Nenhum comentário: