segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mudança de turno

Hoje sair da aula atrasada, já são quase 12, só tenho trinta minutos para chegar a praça pegar uma lotação até muritiba e lá pegar a topic que faz transporte de professores para o distrito de São José. Ainda bem que lanchei mais cedo, não vai dar tempo almoçar.
São cinco minutos no mínimo até a praça, eu sigo muito apressada e nem dar para perceber a movimentação das ruas de Cachoeira.
Na esquina do quarteirão Leite Alves encontro um desses cobradores de transporte alternativo que se adianta em me encontrar e me conduz até o veículo. Sento no banco da frente ao lado do motorista e logo seguimos viagem, enquanto observo a paisagem o carro vai parando e outras pessoas vão adentrando. Na ladeira que liga o município de São Felix a Muritiba já não há passageiros, mas o trânsito é lento por causa do trecho íngreme.
Chegamos em Muritiba, passamos pelo primeiro ponto, o segundo, o terceiro e então eu desço. Dali sigo mais uns 500 metros pelas ruas da cidade, o sol escaldante do meio dia não me permite parar para descansar. Tenho muita pressa...
Na praça paro, tomo um copo com água na lanchonete defronte ao ponto, encontro algumas colegas,chega o carro e todos se alojam. Dessa vez sigo no banco de traz. A topic vai sempre lotada de professores conduzidos da sede à zona rural e todos vão conversando muito, papo que quase nunca me agrada e que muitas vezes prefiro não ouvir.
Lá no fundo vou pensando na vida , na faculdade , nas aulas que ministrarei em alguns minutos, em problemas pessoais que parecem sem solução, na estrada que as vezes assusta e nem percebo o blá-blá-blá do pessoal da frente.
No decorrer da BR 101 vai ficando uma parte dos professores: primeiro no Colégio Lindaura, mais a frente alguns professores primários e logo chegamos ao entroncamento do São José e seguem se mais uns 5 km até o centro. Chegamos.
Primeiro descem os professores do Colégio Jonival Lucas , na entrada do distrito, eu fico alguns metros à frente, na Matriz, no Colégio Catulino Manoel.
Estou atrasada, são 13:15, a sineta acaba de tocar passo pelo portão onde Armandinho, o porteiro já esperava, cumprimento-o e sigo apressada, mas não vou direto para a sala. Pelos corredores ouço os lamentos “não faltou ninguém”, “não vai ter aula vaga”, “ Ela chegou!!” e assim alcanço a sala de professores. Meus colegas já estão saindo, mas dá tempo para aquela piadinha de antes do expediente. Eles vão. Eu abro o armário, guardo o material da faculdade, pego o da escola e uma nécessaire com objetos pessoais com toalha , sabonete, perfume e roupa , entro no banheiro e dou uma melhorada no visual e lá pelas 13:30 consigo ir enfim para a sala onde meus “lindos” alunos me aguardam torcendo para que eu nunca chegue e começo a aula de Inglês , mas esta é uma outra história.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

Texto com uma série de probleminhas que tiram o prazer da leitura. Por favor, releia os textos com atenção antes de postar. Veja um exemplo:

Teu texto:

Hoje sair da aula atrasada, já são quase 12, só tenho trinta minutos para chegar a praça pegar uma lotação até muritiba e lá pegar a topic que faz transporte de professores para o distrito de São José. Ainda bem que lanchei mais cedo, não vai dar tempo almoçar.


Deveria ser:

Hoje saí da aula atrasada, já eram quase 12h. Só tinha trinta minutos para chegar à praça, pegar uma lotação até Muritiba e lá pegar a topic que faz transporte de professores para o distrito de São José. Ainda bem que lanchei mais cedo, não iria dar tempo para almoçar.

Ou, para manter no presente:

Saio da aula atrasada, quase às 12h, e só tenho trinta minutos para chegar à praça, pegar uma lotação até Muritiba e lá pegar a topic que faz transporte de professores para o distrito de São José. Ainda bem que lanchei mais cedo, não vai dar tempo almoçar.