segunda-feira, 14 de abril de 2008

Pauta: Ocupação do Campus da UFRB em Cruz das Almas pelo MST

O MST da Bahia teve em 2007 um número recorde de ocupações, segundo avaliação do membro da Direção Estadual, Evanildo Loures Costa. As 93 ocupações ocorridas durante o ano, em 72 municípios, mobilizaram mais de 18 mil famílias. No total, são mais de 25 mil famílias em cerca de 228 acampamentos. O MST-BA coordena ainda 123 assentamentos, com cerca de 9 mil famílias.
A partir destes dados e de informações adquiridas sobre uma possível ocupação do Movimento Sem Terra (MST) no Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas no dia 16 de abril de 2008, colete informações sobre a história de vida de pessoas que fazem parte do movimento, suas especificidades e o que levou cada um a engajar-se no MST.
Atualmente o Campus da UFRB em Cruz das Almas ocupa 1600 hectares das terras do município, sendo grande parte improdutivo. Isso chamou a atenção do movimento que tem, entre uma de suas iniciativas, a intenção de ocupar esta localidade.
Parte desse espaço já é ocupado por famílias de baixa renda, que fundaram um bairro conhecido como Sapucaia. Nesse sentido colete informações de alguns moradores deste bairro atentando para os vínculos entre a história pessoal de cada entrevistado e o bairro.

João Pedro Prado
Ted Sampaio

Nenhum comentário: