terça-feira, 20 de maio de 2008

Pauta - Inflação em Cachoeira

A preocupação com a inflação já era bastante grande no início do ano, mas ganhou ainda mais força no mês de abril, em função da alta dos preços de alimentos no mercado internacional. Assim como em vários outros países do mundo, o Brasil sofreu com uma série de fatores que pressionam os preços da comida e elevam a inflação levando os consumidores a gastarem mais e comerem cada vez menos.
Agora no mês de maio, a inflação reduziu um pouco, principalmente no que diz respeito aos alimentos caindo de 2,07% para 1,81%. Frutas, hortaliças, legumes, alimentos in natura, alimentos derivados de laticínios, panificados, óleos e gorduras foram os itens que tiveram os preços mais reduzidos. Três itens tiveram aumento de preços: o pão francês, com alta de 8,12%, mamão papaya, 16% e leite longa, 4,04%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S).
Falado isso, aborde a inflação em Cachoeira por um viés diferenciado. Procure pessoas inusitadas que possam falar sobre o assunto. Serve como sugestão de entrevista mendigos da cidade (Falar com o mendigo conhecido como o “Mendigo da perninha” que poderia ser o eixo central da matéria) assim como as pessoas que geralmente os dão comida. Saber se a quantidade permanece a mesma e com que freqüência ocorre as doações.

2 comentários:

Ted Sampaio disse...

Leandro, eu acho que não fui claro na pauta. A proposta é falar sobre inflação em cachoeira mas usando como principal fonte este mendigo. Certo dia eu passava por ele na rua e ele reclamava que o povo nem comida tava dando mais pra ele. Achei que um dos fatores pra que isso estivesse acontecendo fosse o aumento do preço dos alimentos. A proposta então é conversar com ele e com as pessoas que geralmente lhe davam comida. Pretendo usar na matéria as técnicas que foram ensinadas na sala (narração, descrição, diálogo e fluxo de consciência, se conseguir).

Leandro Colling disse...

ok, entendi, se jogue