quinta-feira, 27 de março de 2008

Um lugar para passar o tempo

Um cenário natural dentro da cidade histórica da Cachoeira. Cinco canteiros recebem constantemente a visita de moradores, visitantes e mesmo quem não tem nada para fazer. Árvores altas, com folhas verdes, mas um verde tonalizando para o amarelo ouro. Algumas das folhas já estão no chão, outras ainda aguardam seu tempo para se decompor. Um canteiro isolado. Nele há somente uma árvore. Ela é a mais alta daquela praça. Isolada. A única também que possui entre suas pequenas folhas verde-cana flores. Flores com pequenas pétalas, quase nenhum miolo. São cor de rosa.
Há um canteiro em frente ao Banco. Nela a concentração de árvores é maior. Quatro árvores de mais ou menos três metros, uma em cada ponta do canteiro. Entre elas, plantas de médio porte. Uma é lilás. Ela chama atenção pelo tom forte, seu destaque é inevitável. Os raios solares fazem sua cor vibrar. Um coqueiro. Um coqueiro? Sua presença diferencia das atrações dos outros canteiros.
No terceiro canteiro, meia-dúzia de cocos e um isopor. Um isopor velho, cheio de adesivos. Sua proprietária também é uma velha. São seus materiais de trabalho.
Árvores pequenas, mas completas. Parecem miniaturas, uma maquete de árvores enormes. São pequenas, mas suas cores são vivas, seus troncos bem definidos. Folhas em tom verde claro. Plantinhas roxas e algo em comum para todos os demais canteiros. Uma generosa camada de grama tonalizando verde sumo, pequeninas flores amarelo radiante.
Neste ambiente ouve-se um som. Ele surge do serviço de alto falantes da cidade. Uma música calma que fala de Deus. O contato com natureza aproxima as pessoas de Deus. Sucesso da trilha sonora da novela global, Duas Caras. É a música da cantora gospel, Aline Barros. Uma reunião de diferenças está neste local. Um mesmo propósito: desfrutar o ambiente por alguns instantes por motivos particulares a cada um.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

bom texto, mas o trecho "A única também que possui entre suas pequenas folhas verde-cana flores" tá com problema.