terça-feira, 18 de março de 2008

Albino Rubim "conversa" sobre cultura na UFRB

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) foi palco da palestra “Conversas sobre Cultura, Comunicação e Contemporaneidade”. O evento foi promovido pelo NESPOC (Núcleo de Estudos em Sociedade, Poder e Cultura), com o apoio do CAHL. O palestrante convidado foi o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonio Albino Canelas Rubim. O professor centrou sua fala no campo da cultura, fazendo referências à comunicação e trazendo-as, assim, para a contemporaneidade.
Para Rubim, o mundo contemporâneo passou a ser percebido a partir de esferas sociais. "Em outras palavras, não temos mais um mundo onde religião, política, cultura e economia estão totalmente associadas”. Ele explicou que isso começou a ser percebido no mundo moderno, a partir de quando vamos ter a constituição de campos sociais, tendo como base o desenvolvimento da consciência secular, denominada secularização da sociedade.
Albino Rubim ainda atentou para a dimensão simbólica do mundo moderno. Essa dimensão possui como propriedade central o poder do intelecto. A partir daí, surge a mercantilização da cultura, associada ao poder midiático que possibilita a produção de técnicas culturais. “Esse processo é importante para que percebamos o que hoje conhecemos como cultura e, vale ressaltar, que muitos temas políticos advêm de discussões culturais”, acrescenta Rubim.
Após a explanação do tema, professores e alunos questionaram e expuseram suas opiniões, o que enriqueceu ainda mais a “conversa”.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

lide é completamente ata. título serviria para anunciar evento. não tira do evento alguma notícia. fiz alterações para tornar o texto mais claro.