terça-feira, 18 de março de 2008

" Cultura é muito mais que arte "

Ana Clara Barros
A cultura contemporânea tem um papel muito importante na economia, na política, na educação e na sociedade. Ela é essencial na configuração do mundo atual, nesta sociedade da comunicação. “Mas isso não é reconhecido por grande parte dos brasileiros, que vêem cultura como arte, ornamento, a verdadeira ‘cereja do bolo’”, afirma o professor doutor da UFBA, Antonio Albino Canelas Rubim, em debate ocorrido na sexta-feira, dia 14, no Centro de Artes, Humanidades e Letras – Cahl – UFRB.
A culturalização da política e da mercadoria foram processos ocorridos no mundo contemporâneo. Na dinâmica econômica, cada vez mais o produto ganha uma dimensão simbólica que lhe agrega um valor maior. “Temos uma concepção de cultura mais ampla, além das artes, das ciências, ela envolve valores, comportamentos, saúde, comunicação”, disse Rubim.
O debate foi denomidado por Rubim como ‘Conversas sobre Comunicação, Cultura e Contemporaneidade’. Segundo o professor, a centralidade e a transversalidade da cultura sempre são temas de debates sobre cultura. Ele ressalta a importância dos conhecimentos múltiplos gerais, e da interação entre esferas que antes eram autônomas.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

ana é a primeira aluna (pelo menos é a primeira vez que eu tenho certeza disso) que inaugurou a cobertura de um evento do qual ela não participou. o jornalismo vai melhorar muito!!! vou ficar por aqui