terça-feira, 18 de março de 2008

UFRB recebe palestra de professor da FACOM

Andréia Costa

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonio Albino Canelas Rubim visitou a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na última sexta-feira, dia 14 de março, para ministrar a palestra “Conversas sobre Cultura, Comunicação e Contemporaneidade”. Logo no início, o professor esclareceu ao público, formado por estudantes e professores, sobre a escolha do nome da atividade. Para ele, para falar de cultura é conversar. O pesquisador também desejou tratar do assunto de forma informal.

Cumprindo sua promessa de informalidade, Rubim abordou a ligação do capital com a produção do conhecimento e as características do mundo pré-moderno e contemporâneo. “O mundo é percebido hoje por esferas sociais, como a da religião e da política, e a cultura acabou se desvinculando delas porque cada uma possui sua autonomia”, explicou o professor.

Rubim ressaltou que, na sociedade da comunicação ou do conhecimento - denominações do momento em que vivemos; há uma politização da cultura e que os temas culturais passaram a ser abordados pelo campo da política, a exemplo do meio-ambiente e o racismo. “É a tendência da culturalização da política”.

Um dos últimos assuntos abordados foi a nova dinâmica contemporânea da sociedade agregar valor simbólico sobre bens materiais. Em um mesmo produto são conferidos valores diferentes a partir do momento em que ele passa a ser ligado a marcas e novos designs.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

Fiz algumas pequenas mudanças para tornar o texto mais claro. Não trate ora por Albino ora por Rubim. Em geral, usamos sempre o sobrenome para os homens. Início é de ata, sem notícia, o que se reflete no título