terça-feira, 18 de março de 2008

Cultura é tema de debate na UFRB

Por Marlene Lima

“A diferença entre as nações está na posse do conhecimento, pois este passou a ser peça fundamental na sociedade contemporânea.” Esta idéia, entre outras, foi abordada na palestra intitulada Conversas sobre Cultura, Comunicação e Contemporaneidade, que aconteceu na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ministrada pelo professor Dr. Antonio Albino Canelas Rubim.
O nome da palestra já sugere o tom descontraído como o tema foi abordado. Segundo Rubim, quando se fala de Cultura é preciso produzir conversas. No Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB, localizado na cidade da Cachoeira, alunos e professores puderam ‘conversar’ sobre temas que cada vez mais entrelaçam-se com cultura e comunicação.
O coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordou que as dimensões simbólicas detêm um papel cada vez mais fundamental na sociedade. “A mercantilização da cultura proporcionou a reprodução técnica dos bens culturais ocorrendo simultaneamente a culturalização da mercadoria, onde as mercadorias têm seu preço pelo simbolismo que ela representa”, falou Rubim.
Ele expressou ainda a importância da criação da UFRB para o desenvolvimento do ensino superior federal no interior baiano. Rubim mostrou também indignação pelo fato da Bahia não ter mais universidades federais há mais tempo. Segundo ele, é de fundamental importância que as duas universidades – UFBA E UFRB – sejam irmãs e parceiras.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

Título serviria para anunciar o evento. Pelo lide, título poderia tratar da primeira frase, que vc depois esquece. Aliás, não me parece uma das frases mais impactantes da palestra, é algo que todos já sabem, não é? Não escreveu nome completo do palestrante. Tb corrigi outras coisinhas. Apesar disso, fugiu da ata.