terça-feira, 18 de março de 2008

Cultura, política e comunicação são objetos de debate na UFRB

O professor Antônio Albino Canelas Rubim palestrou na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) sobre a importância da cultura no mundo contemporâneo e sobre a necessidade da existência de políticas culturais. Rubim é coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Pesquisador da área de cultura, ele explicou que esse é um campo muito amplo, pois “a dimensão cultural está em vários lugares, está presente no social, na economia, na saúde, etc”. Segundo o professor Luiz Nova, docente do curso de comunicação da UFRB, “a cultura é uma forma de leitura do mundo”.
Rubim fez questão de ressaltar a importância da UFRB para a Bahia. “Nós na UFBA, achamos importante que a UFRB se torne interlocutora nossa e também uma companheira de trabalhos.”

Durante a sua exposição, Rubim explicou alguns termos, como culturalização da mercadoria, que seria um processo em que a dimensão simbólica passa a ser, no mundo contemporâneo, mais importante do que a mercadoria em si. O professor exemplificou: “Quando compramos um carro, o valor do carro não é definido pela parte mecânica, mas sim pelo design, marca, etc.” Rubim relata que “essa dimensão simbólica passou a ser cada vez mais impactante” na sociedade.

A contemporaneidade é marcada por uma sociedade em que o conhecimento passa a ter um papel fundamental, o capital passa a ser cognitivo, estando assim ligado ao conhecimento. “Estamos vivendo a sociedade da comunicação, a sociedade da informação, a sociedade do conhecimento”, conclui Rubim.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

Fiz várias alterações, compare as versões. Lide sem o quando? Título serviria para anunciar o evento. Fala na primeira frase sobre políticas culturais e não trata mais disso depois.