terça-feira, 18 de março de 2008

Albino Rubim participa de "conversa" no CAHL

Ilani Silva

A palestra do professor Dr. Albino Rubim, realizada no Centro de Artes, Humanidades e Letras encerrou a primeira semana de aula, após as férias de semestre, dos alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Apesar do pequeno número de participantes no evento, a palestra denominada por Rubim como “conversa”, teve importantes intervenções de professores da UFRB, como Paulo Miguez, Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas e ex-secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura. Sendo cultura um tema que pode ser discutido através de várias vertentes, por escolha do palestrante, a conversa tratou mais sobre a importância da dimensão simbólica na sociedade contemporânea.

Falando sobre o valor do conhecimento para a sociedade atual, Rubim instigou os alunos a buscarem o aumento de seus repertórios culturais e a estudarem mais intensamente o campo da cultura, pois, segundo o professor, o que torna os países e as pessoas hoje diferentes é o conhecimento e não mais os produtos fabricados pelas indústrias. As nações consideradas subdesenvolvidas são aquelas em que o índice de analfabetos é grande e a população que estuda e lê é aquela que tem a capacidade de produzir a maior quantidade de bens simbólicos.

A escolha do palestrante, pelo Núcleo de Estudos em Sociedade, Poder e Cultura (Nespoc), presidido pelos professores Luiz Nova e Fabio Joly, não poderia ter sido melhor. Cultura, comunicação e contemporaneidade são temas que Albino Rubim domina tranquilamente. Além de ser graduado em Comunicação, o professor tem mestrado em Ciências Humanas, doutorado em Sociologia e pós-Doutorado em Políticas Culturais.

Um comentário:

Leandro Colling disse...

Primeiro parágrafo é uma ata. Qual é a notícia? No último, vc opina. Nóticia não deve ter opinião! Título serviria para anunciar o evento.