sábado, 22 de março de 2008

DICAS PARA A PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS

Pessoas queridas.

Acabo de ler todas as notícias sobre a palestra do Albino. Nenhum texto, do jeito que está, pode ser publicado no Reverso. Assim, temos um problema para os editores. Leiam os meus comentários em todos os textos, para que vcs não repitam os problemas em textos futuros. Muitos continuam produzindo atas, outros não entenderam as idéias do palestrante (o que é grave, especialmente pq ninguém perguntou nada depois), outros produziram textos que mais parecem artigos e ninguém conseguiu, efetivamente, tirar uma notícia do evento e desenvolvê-la no texto. Por isso, vamos continuar produzindo notícias até que os textos melhorem, ok? Abaixo seguem algumas dicas. Um abraço e feliz páscoa.

Leandro



- Radicalize a ordem de importância do que será escrito. A primeira frase resume o que é mais importante no texto.

- Não repita palavras no mesmo parágrafo. Evite o excesso de quês e de gerúndios. Não use clichês ou cacoetes de linguagem (ex: abrir com chave de ouro, caixinha de surpresas etc)

- Observe a atualidade. Não inicie com ontem, semana passada. Use verbos no presente sempre que possível. O “quem” deve estar no início da frase se a pessoa for mais importante do que “o que”

- Não se inclua no texto. Não opine e não use adjetivos

- Escreva da forma mais objetiva possível. Use a voz ativa: sujeito que originou a ação + verbo + sujeito que sofreu a ação. Escreva frases curtas.

- Para as citações entre aspas, use o discurso direto. Ao usar o discurso indireto, sempre deixe claro quem está falando (segundo, de acordo, conforme etc). Evite o discurso indireto livre.

- Observe o uso dos verbos declarativos: Os neutros são: afirmar, declarar, dizer, falar, perguntar ou responder. Os com carga positiva são: argumentar, concluir, expor, garantir, lembrar, prometer, ressaltar e salientar. Os com carga negativa são: admitir, alegar, confessar, reconhecer ou jurar.

- Informe primeiro a profissão ou cargo (em caixa baixa) e depois o nome completo da fonte, seguido da idade (nem sempre obrigatória, mas desejável). Use os pronomes de tratamento apenas em alguns casos, como Dona Canô Veloso. Doutor é quem defendeu uma tese de doutorado. Senhor ou senhora podem ser usados em transcrição de entrevistas.

- Ao citar pela segunda vez uma mesma fonte, use apenas o sobrenome (no caso de homem) ou o cargo que ela ocupa.

- Evite dar vida a entidades. Evite as abreviaturas

- Sempre explique o significado das siglas, especialmente as desconhecidas.

- Números: escreva por extenso de zero a dez. Nos demais, use os algarismos, exceto em alguns casos. Ex: escreva 10 mil e não 10.000. Para as datas, use 31 de outubro de 2006 e não 31/10/06.

- No caso de coberturas de eventos, não produza uma ata. Jornalista não é secretário.

Nenhum comentário: