terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Eu e minha prova oral

por Daniela Oliveira

Eu e minha turma do curso de inglês, estamos do lado de fora da sala, esperando ansiosamente nossa colega sair da prova oral e nos contar como tinha sido. Ela sai da sala e nós todos perguntamos:
- Como foi de prova? Ela te perguntou o que?
- Ela me perguntou quantos anos minha filha tinha,só me veio na cabeça “dez”, mas ela já tem 14, e eu sei lá como é 14 em inglês?
O riso é geral,nem ela se contém.
Um a um vai entrando e saindo da sala, contando mais algumas perguntas que a professora fez e quando restam apenas eu e um colega, chega minha vez. Me sinto uma verdadeira ovelha indo ao matadouro,já me dei mal em uma prova hoje,outra ruim não vou agüentar!!! (risos). Entro na sala,sento em uma cadeira em frente a Paula, minha professora, e aí começa o turbilhão de perguntas, que seriam bem simples de responder, se não fossem feitas todas ao mesmo tempo, em inglês e ainda mais eu estando tão cansada,mas vamos lá!
- Boa noite Dani, como você ta?
- cansada, muito cansada.
- Você estudou hoje?
- Sim.
- Você estuda aonde mesmo?
- Cachoeira
- Faz qual curso?
- Jornalismo
Me sinto em um verdadeiro interrogatório, essa primeira parte ela fez perguntas óbvias e de maneira devagar. Até aí tava massa, era só eu responder com respostas curtas e tudo ia acabar bem,pelo menos assim eu esperava.
- Quantos anos você tem? Mora com seus pais? Quantos anos eles tem?
- Hã? Calma, calma! (risos)
- Ok (risos)
- Eu tenho 20 anos, moro com meus pais. Meu pai tem 48 anos,minha mãe 45.
- Você tem irmãos, irmãs?
- Sim, um irmão. Nenhuma irmã
- Quantos anos ele tem?
- 24 anos
- Ele costuma pegar no seu pé?
- Não! Nunca. (risos)
- Você gosta de morar com os seus pais?
- Não.
- Por que?
- Hum...ah eu não consigo explicar o porque em inglês, não sei as palavras!
- Bem...e você pretende fazer o que depois do curso? Quer continuar morando com seus pais por mais tempo?
- Não, quando eu concluir meu curso, quero morar em outra cidade.
- Qual?
- Aracaju
- Você gosta de Aracaju?
- Sim. Meu namorado mora lá.
- Vocês namoram a quanto tempo?
- 1 ano e 9 meses.
- É um bom tempo!!
- É sim.
- Bem, Daniela, acabamos.
- Ok
Depois disso abro um rápido sorriso,mais de alívio do que de qualquer outra coisa! Levanto da cadeira, pego minha bolsa e meu caderno e olho em direção a Paula e meu colega Manassés:
- Boa noite, tchau.
- Boa noite Dani, tchau.

Nenhum comentário: