sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

E começa mais um dia

Toniel Costa

Seis e meia da manhã, tempo abafado, beirando os 30°. Inicia-se mais uma semana na vida de Antonio. Após seis horas de repouso e cinco de sono, carros, ônibus e motocicletas exalam poeira e poluição sonora na rua da Rodagem em São Félix.
Em um beco, ao lado de sua casa, ele ouve os já tradicionais comentários proferidos por dois torcedores: um doente pelo Esporte Clube Bahia e outro saudável sem agremiação assumida.
Depois de um banho, o café da manhã acompanhado de um biscoito criado na padaria do centro, mas comprado no supermercado da esquina e pela companheira de quase todas as horas vagas: a televisão. O jornal das 7:15h que, devido ao horário de verão iniciado na primavera, começa uma hora antes, já estava nos 15 minutos finais, na melhor parte por sinal; mostrando os gols da última rodada do Campeonato Brasileiro.
Encerrado o jornal e também a agradável refeição, veste de forma apressada a camisa branca e a calça jeans azul, pois ainda restam alguns minutos até a hora de sair para mais um dia de aula. Minutos esses que serão gastos navegando na internet.
Depois de um longo tempo de três minutos entre o acionamento do botão do estabilizador e a abertura da página do servidor local, autorizando assim a navegação. Observa o seu e-mail que reluta em atender os comandos e desliga, passados dez minutos.
Á caminho da universidade, tudo ao redor parece estar da mesma maneira de sempre: movimentação moderada de pessoas, típico do tamanho da cidade.
Já em Cachoeira, ainda resta um tempo para pegar uma apostila para a aula do dia seguinte na copiadora da esquina. Surpreendentemente, não é preciso esperar longos minutos até a cópia ficar pronta, pois já havia uma apostila guardada.
Ao chegar para a aula, a discussão do texto do dia já havia começado. Sentando-se em uma cadeira que ficava de frente para o quadro “branco” no acanhado espaço da sala de aula, Antonio se situa no tema abordado pelo professor e pelos colegas.
Depois de discutido o texto, hora de preparar as matérias que serão postadas na aula da tarde. Antonio descobre que a gravação da entrevista que iria para o blog, só pode ser ouvida no mp3. É preciso então, transcrever a fala para transformar em texto.
Finalizada a aula ás cinco e meia da tarde, um banho refrescante, um jantar delicioso e um sono reparador espera Antonio em sua casa, encerrando mais um dia.

Nenhum comentário: