sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Entrevista profissional

Toniel Costa

Tarde de terça-feira. Após ser aprovado no processo seletivo, Cláudio se prepara para a tão aguardada entrevista. Estava impecável. Terno, calça e sapato social preto, barba e bigode bem feitos, unhas limpas, perfume leve e pasta bem conservada. Os comentários eram de que o entrevistador é mau humorado; o que faz Cláudio ficar mais nervoso ainda. Chegando na empresa que atua na área de gêneros alimentícios, a recepcionista autoriza a sua entrada. Ombros alinhados, costas eretas, olhar brilhante, andar correto, postura firme, voz pausada, Cláudio cumprimenta o entrevistador:
- Com licença, boa tarde!
- Boa tarde. - responde o entrevistador.
- Qual o seu nome completo?
- Cláudio da Silva Andrade.
- Fale-me um pouco de si.
- Sou formado em Administração pela Uneb, fiz também um curso á distância de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, sou uma pessoa centrada naquilo que faço, porém sempre disposto á ouvir e aprender.
- Quais outras características você tem?
- Sou entusiasmado, persistente, responsável, dedicado e criativo.
- O que você procura nesse emprego?
- Vejo como uma oportunidade de ampliar a minha experiência na área administrativa e contribuir para a consolidação da empresa no mercado.
Até então tranqüilo na entrevista, chega o momento que exigiria mais honestidade e cautela de Cláudio.
- E os seus pontos fracos? – questiona o entrevistador.
Após uma pausa de cinco segundos, Cláudio responde com franqueza;
- Sou perfeccionista e impaciente.
Foi a vez do entrevistador fazer uma pausa de seis segundos. Cláudio aguardava a próxima pergunta, mas veio um comentário sobre sua resposta.
- Quanto á isso, geralmente os bons profissionais apresentam essa característica que pode ser trabalhada no decorrer do tempo. Porém estou satisfeito com o seu relato, que será devidamente avaliado pela empresa.
Aliviado, Cláudio se retirou da sala do entrevistador com o sentimento de ter se saído bem na entrevista e de ter boas chances de ficar com a vaga.

Nenhum comentário: