terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cliente mala

Lorena Braga

Vida de vendedora de loja é uma história. Todos os dias nós temos que agüentar todo tipo de cliente, principalmente os chatos. E é incrível como eles me marcam. Acho que vou passar a ser menos simpática, quem sabe eles me esquecem um pouco.
Não tem jeito. Meus nervos já ficam a flor da pele quando ouço uma voz fina me chamando.
- Psiu! Queridinha...
“Meus Deus! É ela de novo.” – Penso com vontade de sair correndo.
- Pois não, senhora. Em que posso ajudar? – respondo com toda aquela simpatia.
- Hoje quero um presente para um homem.
Na verdade, eu nunca sei por que ela pede minha opinião. Ela sempre sabe o que quer e por mais que a gente fale alguma coisa, ela acaba levando a opção dela.
- A senhora já pensou em alguma coisa? – pergunto tendo certeza da resposta.
- Olha aquela canequinha! Não é uma linda lembrança?
- Mas senhora... Não é muito feminino, não? – perguntei meio no automático. Era para eu ter dito: “É perfeita!”. E ela ia embora rapidinho. Eu e minha boca...
- Eu aceito idéias. Pode falar.
Eu sabia que ela ia fazer isso. Então vou eu passeando pela loja, mostrando todas as opções de presentes: agendas, canetas, chaveiros... Coisas que eu achava que era melhor do que uma canequinha com dizeres super fofos.
- Que tal uma agenda? – comecei.
- Ele já tem.
- Ou uma caneta?
- Caneta??? Faça-me o favor, minha querida.
Nessa hora juro que quase me descontrolei.
- Quantos anos ele tem? – perguntei para ver se me surgia outra idéia.
- Acho que tem uns 40.
- Pode ser um chaveiro personalizado.
- Hum... Não!
- Tem algum valor máximo?
- Não se preocupe. Quero um presente bom.
- A senhora poderia dar um perfume.
-Que nada minha filha! Ele tem muito dinheiro! Que compre!
Fiquei indignada. Ela queria dar um presente ou não?
- Sabe... Eu gostei mesmo da canequinha.
Começou. Agora ela vai tentar me convencer de que a bendita canequinha é uma ótima opção.
- A senhora pode levar a caneca como complemento, já que disse que queria um presente melhor.
- Resolvi!
Nesse momento quase gritei um “Aleluia!”.
- Então o que vamos fazer?
- Quero só a caneca!
- Só a caneca???? – perguntei desolada.
- Sim. Não sei se ele merece mais que isso.
Filha da mãe! Isso no mínimo é para fazer média com alguém e não quer gastar praticamente nada.
Pois sim. Ela levou só a caneca e ainda me fez embalar para presente em um papel cheio de corações.
O valor? Ah sim... O valor!!
- Sua conta deu R$2,50, senhora!
- Aqui está. Obrigada, você foi um amor!
Como diz o ditado: “A gente ganha pouco mas se diverte”.
Peraê... Se diverte o caramba!!!


Nenhum comentário: