segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Política

Veja o perfil e propostas dos candidatos

Reverso solicitou as prioridades dos postulantes a prefeito de Cachoeira. Recorte e guarde

Mariana Monte

Luiz Antônio Araújo:
Conhecido como Lu (PV), Luiz Antônio nasceu em Salvador e é formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Hoje, ele é funcionário da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
As propostas de Lu têm por objetivo construir um plano de governo de administração democrática, participativa e descentralizada e estão distribuídas em 15 páginas. Destacam-se as seguintes promessas: melhoria da infra-estrutura municipal para a geração de trabalho e renda, através do fortalecimento das atividades agropecuárias, do apoio e orientação aos comerciantes do Mercado Modelo Municipal e do desenvolvimento dos setores de serviço e comércio. Além disso, ele pretende investir recursos no turismo histórico, cultural e ecológico, visando uma parceria mais efetiva com o programa Monumenta. Outros projetos que destaca são o “estação e trem da cultura popular”, a restauração e reabertura do cinema como espaço multimídia, o Festival Internacional de Cultura Popular e Contemporânea e o Birô de Audiovisual/Cinema.
O candidato propõe a criação de diversos roteiros turísticos que englobem toda a região e a construção de um ginásio de esportes. Ainda no campo do esporte, ele pretende montar uma equipe de profissionais de educação física para executar um programa esportivo englobando todas as faixas etárias.
Lu deseja fortalecer o funcionamento do Conselho Municipal de Educação, implantar mais escolas na zona rural e estimular a prática de atividades culturais como a capoeira, o teatro e a dança. O candidato quer organizar bibliotecas em todas as escolas municipais e articular uma parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado. Pretende também criar um prêmio para professores e direções das escolas que se destacarem aplicando experiências pedagógicas que integrem as escolas com a comunidade.
Na saúde, pretende fortalecer o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde, estabelecer parcerias entre as instituições que integrem o SUS, realizar convênios com a Santa Casa de Misericórdia e promover campanhas de saúde preventiva. Por fim, pretende revisar o Plano Diretor proposto, em parceria com a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFBA e com o apoio técnico e financeiro do Ministério das Cidades.

Raimundo Bastos Leite:
Natural de Santo Estevão, Raimundo Leite (PR) chegou a Cachoeira aos três anos de idade. Tem o ensino médio completo e iniciou sua vida pública como presidente da Liga Desportiva de Cachoeira. Foi prefeito da cidade em duas oportunidades, de 1993 a 1997 e de 2001 a 2004.
De acordo com as propostas de governo que constam em 12 páginas, a prioridade será a educação. Nesse campo, o candidato pretende construir novas escolas e ampliar as existentes, realizar novos concursos públicos para professores, fazer a manutenção e a ampliação do transporte escolar e da merenda escolar. Leite pretende informatizar toda a Secretaria de Educação e as escolas municipais, além de criar ou ampliar as bibliotecas em todas as unidades. O candidato pretende atualizar o corpo de professores através de convênios com as universidades.
No campo da saúde, o candidato pretende ampliar o número de postos na sede e na zona rural, disponibilizar o Programa de Saúde Bucal para toda a comunidade, criar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, ampliar a assistência farmacêutica para a maior oferta de medicamentos e interagir com as faculdades da área de saúde.
O candidato propõe, na área de agricultura e pesca, apoiar o surgimento e fortalecimento das empresas agroindustriais, incentivar a organização de produção em grupos através de cooperativas e estimular o crédito fundiário no município, assim como a produção de alimentos na área rural.
Na assistência social, Raimundo Leite pretende ampliar o número de atendidos no Bolsa Família, fortalecer o Conselho de Assistência Social, criar a Casa do Idoso, apoiar as entidades de apoio às crianças, e criar o Núcleo de Reparação Racial.
No campo da administração e obras, o candidato pretende adotar o concurso público como principal porta de acesso aos servidores, adotar um plano de cargos e salários a todos os funcionários, ampliar a oferta de saneamento básico, manter a iluminação pública funcionando na zona rural e criar a guarda municipal.
Na área de cultura e turismo, pretende criar o Centro de Artes na antiga estação ferroviária, incentivar a instalação de hotéis e pousadas na cidade, incentivar a produção artesanal e culinária e promover o calendário de festas populares para atração turística.

Fernando Antônio da Silva Pereira:
Conhecido como Tato (PMDB), Fernando Pereira é o atual prefeito da cidade de Cachoeira. Mesmo perante alguns problemas com a legenda, foi liberado para candidatar-se à reeleição.
Tato desenvolveu, juntamente com a sua equipe, os chamados Quinze Compromissos, que mostram suas propostas para essa segunda administração. Os compromissos propostos por Tato são: geração de trabalho e renda através da criação direta de empregos, ampliação do sistema de saúde do município a partir da construção e implantação de postos de saúde e da distribuição dos medicamentos, transformação do sistema de ensino do município no melhor do Estado da Bahia através da qualificação e capacitação dos profissionais de educação, acompanhamento psicopedagógico dos alunos e da implantação do sistema de educação integral, dos laboratórios de informática e das bibliotecas.
Outro compromisso assumido por Tato para esse segundo mandato é a melhoria da segurança pública no município, dando maiores oportunidades aos jovens e o fortalecimento da segurança policial. Ele pretende transformar a agricultura em fonte de renda do município, adquirindo máquinas agrícolas, capacitando o produtor, incentivando a Secretaria de Agricultura e a criação de cooperativas. Além disso, o prefeito deseja ampliar a rede de esgotamento sanitário e calçamento nos bairros da cidade, fazer uma recuperação imediata das estradas para o avanço da empregabilidade do município, preservar o meio ambiente e transformá-lo como meio de educação, saúde e geração de renda, fortalecer as associações comunitárias e o movimento popular, criando novas associações e cooperativas de trabalho, e melhorar o sistema de transporte coletivo, com integração das áreas urbana e rural.
Outro compromisso é profissionalizar o sistema de administração do município. Ele também pretende integrar as famílias e recuperar jovens envolvidos com o crime e com as drogas, implantar um programa de moradia popular para que as famílias mais carentes tenham seu próprio teto e valorizar o esporte e a cultura. O último compromisso do prefeito Tato é a implantação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) municipal, com o objetivo de que a população tenha percepção da verdadeira atuação do município.

Nenhum comentário: