segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Enquanto isso, nos bastidores...

Debate promove interação entre alunos e comunidade de Cachoeira

Por Daiane Arllin e Caio Barbosa

A finalidade do debate, intitulado de Fala Candidato, era informar a população sobre as propostas dos candidatos e proporcionar maior interação entre os alunos e a comunidade cachoeirana. Um dos grandes desafios dos estudantes na organização, foi a falta de credibilidade por ser um jornal laboratório e não possuir o crédito debitado pela sociedade ao jornalista já formado e pertencente à grande mídia.
Toda elaboração do debate ficou sob responsabilidade dos alunos. A divulgação só foi possível graças à ajuda dos estudantes do curso de Jornalismo e dos professores do CAHL, pois a UFRB, por questões de políticas internas não financiou a propaganda do debate.
Para Danielle, essa foi uma experiência nova e ao mesmo tempo meio turbulenta, embora as rádios tenham dificultado um pouco, negando-se a transmitir. Ela gostou de ver a repercussão que o debate ganhou e a sensação de ser reconhecida como jornalista.
O Colégio Estadual da Cachoeira cedeu o seu auditório para que fosse realizado o evento e foram bastante prestativos no decorrer da organização, além de colaborar na divulgação entre os seus alunos. A estudante Talita Costa diz que o debate serviu de experiência para futuras atividades acadêmicas e que a fez sentir dentro da profissão.
Danielle Souza e Lorena Souza entraram em contato com as rádios locais, Paraguassú e Maguinificat, ambas não demonstraram interesse em transmitir o debate e alegaram não se envolver em questões políticas. A rádio comunitária Maguinificat, afirmou não ter equipamentos e recursos suficientes para fazer a transmissão, entretanto concordaram em fazer divulgação.
Nos Comitês, as alunas Sandrine Souza e Mariana Cardoso foram bem recebidas, e encontraram pessoas dispostas a cooperar com seu trabalho. Verificamos nos comitês dos candidatos opositores ao atual Prefeito, edições do Jornal Reverso: “Abalo do Império Verde”, que estava sendo distribuído aos correligionários que transitavam nos comitês, diz Sandrine.
Para Mariana, a promoção deste debate foi uma iniciativa extremamente válida da universidade, colaborando para que a cidadania fosse exercida na cidade, além de aproximar a UFRB e a comunidade.
Durante toda semana em que houve divulgação do Fala Candidato, a população acolheu muito bem a nossa proposta, mostrando-se interessados em participar e aprovando nossa iniciativa.
Organizar e dirigir este debate, foi uma experiência válida para os estudantes de Jornalismo, por fazer com que se sentissem dentro da profissão, em contato com o que é realmente ser um jornalista, e experimentar a vivência universitária em Cachoeira.

Nenhum comentário: