segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Política

Adolescentes se preparam para as eleições

Voto de jovens vai fazer a diferença nas eleições municipais deste ano

Hamurabi Dias

Dos 1.500 novos títulos de eleitor cadastrados até 7 de maio de 2008 para a próxima eleição, cerca de 80% estão nas mãos de pessoas entre 16 a 24 anos. A informação é de Antonio Fernando Paixão, chefe do Cartório Eleitoral de Cachoeira. Mesmo com o cancelamento de 8 mil títulos na revisão eleitoral ocorrida entre outubro e novembro de 2007, 21% dos eleitores do município são adolescentes (16 a 18 anos) ou possuem até 24 anos
Cachoeira tem uma população votante, segundo contabilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições 2008, de 20.140 eleitores, o que está no limite aceitável pelo Tribunal, de 65% da população. A parcela jovem desse eleitorado, a qual pertence a estudante secundária Jamile Silva, 19 anos, já está votando pela segunda vez. Influenciada por sua mãe, que lhe indicara um candidato na eleição passada, ela se sente mais responsável e independente para exercer seu direito no dia 5 de outubro. Para Fernando Paixão, os jovens atualmente são muito suscetíveis às influências alheias e também dos familiares e cabe à escola o papel de educar e formar novos eleitores conscientes.
POR OPÇÃO - O parágrafo 1º do capítulo 4 da Constituição diz: “O alistamento eleitoral e o voto são: II - facultativos para: c) maiores de 16 e menores de 18 anos.” Mesmo não sendo obrigatório, Anderson Luis, 18 anos, que também está em sua segunda eleição, não abre mão de votar. “Quis exercer o meu direito e escolher a pessoa que iria governar o meu país. Assisti todos os debates e analisei as propostas dos candidatos”, diz Anderson acerca de seu primeiro voto. Ele é estudante do CEC (Colégio Estadual da Cachoeira) e presidente do Grêmio Estudantil Salvador da Rocha Passos e acredita que está na escola a função de formar os novos eleitores. Anderson Luis conta que já tentou realizar algumas atividades sobre esse tema no colégio, mas diz esbarrar na falta de apoio da própria direção. Também lamenta o pouco interesse dos estudantes quando a questão é a política. Para o estudante, o futuro prefeito de Cachoeira tem que investir nos jovens, capacitando-os para futuros empregos. A consciência revelada por Anderson parece ainda distante da vida de Idivanilson da Silva Nunes, de 16 anos. Ele conhece a lei que lhe garante o voto, mas relatou falta de tempo para retirar o título. Mesmo não participando do sufrágio desse ano, ele diz que o próximo prefeito e vereadores da cidade devem ser honestos e cumprirem com as suas propostas.
NÚMEROS – Do total de eleitores de Cachoeira, a maioria é formada por mulheres, que somam 52%, segundo dados do site do TSE. Os jovens somam cerca de 4.300 votantes. Os eleitores que estão na faixa etária de 16 a 18 anos somam 478, mais de 2% do eleitorado, um pequeno número que pode fazer a diferença na contagem dos votos.

Nenhum comentário: